ISSN 2183 - 3990       

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Editorial

 

Os artigos publicados neste número da Revista EduPsi, à semelhança do número anterior, também resultaram dos workshops realizados no decorrer das VI Jornadas Pedagógicas 2015 da UTAD. Este evento centrou-se no processo de ensino-aprendizagem e, especificamente, na influência que o Professor tem no rendimento escolar dos alunos, enquanto principal fator extrínseco, bem como no efeito das práticas pedagógicas na aprendizagem. Outra vertente foi o papel dos educadores na promoção da saúde dos alunos e da comunidade escolar.

Este número encontra-se organizado em duas linhas temáticas: Teorias e práticas de ensino e teorias e práticas em promoção da saúde. Os artigos enquadrados nas teorias e práticas de ensino abordam assuntos como a importância do questionamento para a aprendizagem, tendo sido explicitados os objetivos da sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, apresentados os diferentes tipos e níveis de questões, algumas estratégias de questionamento e discutidos os procedimentos que asseguram a sua eficácia na melhoria da aprendizagem; a integração das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido colocadas questões sobre qual o procedimento a adotar, postura dos professores, metodologia a utilizar, como motivar estas crianças e que recursos estão disponíveis para potenciar a aprendizagem deste grupo de alunos; os conteúdos geométricos do 1º ciclo do Ensino Básico, com o Software Google Earth Pro, tendo sido desenvolvidas tarefas, que podem ser implementadas pelo professor, em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem significativa destes conteúdos.

Na segunda linha organizativa, os artigos que se inserem nas Teorias e práticas de promoção da saúde centraram-se no aprofundamento de conhecimentos sobre a prevenção da obesidade e a leitura de rótulos alimentares, com vista à sensibilização dos professores para a importância da sua leitura e o desenvolvimento de competências neste âmbito, como no cálculo dos percentis de IMC, em crianças e jovens; na reflexão acerca da criança em risco, visando a sensibilização dos professores para a compreensão e despiste destas situações, atuação, sinalização e prevenção, contribuindo deste modo para garantir os direitos inalienáveis das crianças ao crescimento e desenvolvimento harmonioso.

 

Os editores

Amâncio Carvalho

Ana Maria Bastos

Ana Paula Aires

Carlos Ferreira

Carlos Torres