ISSN 2183 - 3990       

Editorial

Editorial

 

Os artigos publicados neste número da Revista EduPsi, tal como nos dois números antecedentes, resultaram dos workshops realizados no decorrer das VI Jornadas Pedagógicas 2015 da UTAD. Este evento centrou-se no processo de ensino-aprendizagem e, especificamente, na influência que o Professor tem no rendimento escolar dos alunos, enquanto principal fator extrínseco, bem como no efeito das práticas pedagógicas na aprendizagem. Outra vertente foi o papel dos educadores na promoção da saúde dos alunos e da comunidade escolar.

Este número encontra-se organizado em duas linhas temáticas: Teorias e práticas de ensino e teorias e práticas em promoção da saúde. Os artigos enquadrados nas teorias e práticas de ensino procuraram avaliar a satisfação dos alunos acerca das práticas dos docentes numa comunidade educativa e refletir sobre os resultados de modo a contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos professores que compõem a comunidade, tendo a grande maioria dos alunos manifestado opiniões muito favoráveis à utilização de métodos de aprendizagem cooperativa e de técnicas de avaliação formativa; salientar a necessidade de proporcionar às crianças experiências desafiantes e enriquecedoras para que estas estejam sempre motivadas para o estudo da Matemática e que o docente reflita sobre a diversidade de tarefas a trabalhar no contexto de sala de atividades/aula, tendo sido apresentadas duas propostas de tarefas que exemplificavam o tipo de trabalho que deve ser desenvolvido pelo Educador/Professor, permitindo-lhe ampliar a literacia estatística das crianças/alunos na prática pedagógica; realçar a aplicabilidade dos jogos em contexto sala de aula, na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as vantagens da utilização deste recurso, no ensino e aprendizagem de processos matemáticos como a resolução de problemas e o raciocínio matemático, contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem, com significado, de alguns conteúdos matemáticos.

Por sua vez, os artigos que se inserem nas Teorias e práticas de promoção da saúde centraram-se no aumentar a literacia dos profissionais da educação sobre a prevenção da iniciação do consumo de tabaco nos jovens, exposição ao fumo ambiental de tabaco e estratégias de prevenção do tabagismo e desenvolver competências no âmbito da implementação de metodologias ativas dirigidas à prevenção do tabagismo; e tendo em conta que ao longo da vida somos confrontados com situações de stresse e de conflitos, concretamente no ensino, para preservar a saúde mental, os professores e estudantes têm que saber gerir estas situações. Para tal procurou-se desenvolver competências na identificação de situações geradoras de stresse, na seleção de estratégias de adaptação e nas técnicas de gestão de tempo, respiração e relaxamento progressivo.

 

Os editores

 

Amâncio Carvalho

Ana Maria Bastos

Ana Paula Aires

Carlos Ferreira

Carlos Torres

Filomena Raimundo

Helena Campos

Helena Silva

José Pinto Lopes