ISSN 2183 - 3990

Editorial

Os artigos deste número da revista EduPsi tiveram a sua génese nos trabalhos apresentados nas VII Jornadas Pedagógicas – O professor faz a diferença no desempenho escolar dos alunos.

Este evento científico focou-se em duas temáticas: Teoria e práticas de ensino e teoria e práticas em promoção da saúde escolar. Por essa razão, este número da revista mantém a matriz organizativa nessas duas temáticas.

De entre os artigos que fazem parte da linha temática “Teoria e práticas de ensino”, o primeiro descreve as caraterísticas da inteligência emocional e a sua importância na relação professor-aluno e analisa o papel da inteligência emocional na gestão de conflitos, bem como na escolha das diferentes estratégias de resolução dos mesmos; o segundo artigo aborda a importância de definir objetivos de aprendizagem, a utilização sistemática da avaliação formativa e a disponibilização do feedback para a aprendizagem, motivação, desenvolvimento de competências e autonomia dos alunos; por último, o terceiro artigo reflete sobre a questão da educação inclusiva e a escola democrática orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens.

No que se refere à segunda linha temática “Teoria e práticas em promoção da saúde”, o primeiro artigo insere-se no campo da educação para os afetos e sexualidade e carateriza os comportamentos no âmbito da sexualidade dos jovens portugueses. Propõe ainda formas de promover a implementação de metodologias ativas e participativas em contexto de sala de aula, assim como estratégias para aumentar a literacia dos professores em educação para a saúde. O outro artigo aborda a problemática do excesso de peso em crianças e jovens, visando aumentar a literacia em saúde no âmbito da prevenção do excesso de peso neste grupo etário e sensibilizar para a importância da prevenção deste fenómeno em contexto escolar.

Esperamos que o conjunto destes cinco artigos possa constituir um bom espaço de aprendizagem e reflexão para os leitores da Revista EduPsi.

Os editores

Amâncio Carvalho